segunda-feira, 15 de setembro de 2014

LEGIÃO DE MARIA - NOSSA SENHORA DAS DORES 15 de setembro



Hoje é dia de Nossa Senhora das Dores. Trata-se de contemplar a união de Maria  com a missão de seu Filho até a morte. Simeão havia predito que o Filho de Maria seria "um sinal de contradição e que seu coração materno seria transpassado pela espada da dor."

Vemos Maria no sofrimento da fuga para o Egito, na perda do Menino Jesus aos 12 anos, durante a peregrinação na Cidade Santa. Nós a vemos participando do sofrimento das calúnias, da incompreensão e da rejeição durante a vida pública de seu Filho. Nós a vemos, sobretudo, na Via Sacra de toda a Paixão até a morte na cruz e o sepultamento, em absoluta desolação.

Vemos Maria especialmente na cena narrada por João.  Ela permanece de pé junto à Cruz, mártir no coração e na alma, associada sofrimento de Jesus.

Nossa Senhora das Dores é modelo de nossa piedade, compaixão e configuração com cristo e com todos os que sofrem. A seu exemplo, carregamos nossa cruz e aliviamos a cruz dos outros, no seguimento  e na imitação de nosso Mestre, com fé, esperança e amor.


Fonte: "Nossos Santos de Cada Dia", Dom Edson de Castro Homem, Ed. Casa da Palavra

Nenhum comentário:

Postar um comentário