sexta-feira, 22 de março de 2013

Tratado da Verdadeira Devoção


Tratado da Verdadeira Devoção – Introdução

São Luís Maria é enfático na sentença do item 1 da Introdução de seu “Tratado”:

“Foi pela Santíssima Virgem Maria que Jesus Cristo veio ao mundo, e é também por Ela que deve reinar no mundo.”

É inegável que Jesus nasceu de Maria.  Montfort  ultrapassa esta verdade e afirma que Jesus reinará no mundo por Maria e através dela;  apontando-nos a direta relação entre eles, e os argumentos para fundamentar esta afirmação. Começa pela humildade de Maria.

A Humildade de Maria

 Durante a vida Maria permaneceu oculta.  É por isso que o Espírito Santo e a Igreja lhe chama Alma Mater , Mãe escondida e secreta.  A sua humildade foi tão profunda, que não teve na terra atrativo mais poderoso nem mais contínuo que o de se esconder de si mesma e de toda a criatura, para que só Deus a conhecesse. 

 A fim de atender aos pedidos que Ela lhe fez para que a ocultasse, empobrecesse e humilhasse, aprouve a Deus ocultá-la na sua conceição e nascimento, na sua vida, mistérios, ressurreição e assunção, aos olhos de quase toda a criatura humana.  Seus próprios pais não a conheciam, e os anjos perguntavam, muitas vezes, entre si: “Quem é esta?” (Ct 8,5), porque o Altíssimo lhe escondia ou, se lhe alguma coisa lhes revelava a seu respeito, infinitamente mais lhe ocultava.

 Deus Pai consentiu em que ela não fizesse milagres em vida, pelo menos manifestos, embora lhe tivesse comunicado a sua sabedoria.  Deus Espírito Santo deixou que seus Apóstolos e Evangelistas falassem muito pouco sobre ela, apenas o necessário para dar a conhecer Jesus Cristo, apesar de Ela ser a sua esposa fiel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário