terça-feira, 19 de março de 2013

São José



Hoje é dia de São José, esposo de Maria e pai adotivo de Jesus.  Por isso a Liturgia Católica se despe da austeridade quaresmal, simbolizada pela cor roxa e a sobriedade, para se revestir de alegria e de branco.

José, de ascendência real, tem a sua genealogia traçada pelos evangelistas São Mateus e São Lucas.  Guiou, protegeu  e sustentou a Sagrada Família.  Foi o responsável pela educação de Jesus, considerado o filho do carpinteiro, cuja profissão aprendeu.

Maria reconheceu os direitos legais da paternidade de José ao dizer: “Teu pai e eu, aflitos, te procurávamos”, em consonância com a vontade de Deus, que a entregou com seu  Filho aos seus cuidados, pois se tratava de “um homem justo”.

Embora não se tenha uma história completa de José, admite-se que tenha morrido antes que Jesus  tivesse iniciado sua vida pública.  A devoção popular o vê como padroeiro da boa morte por imaginá-lo vivendo e morrendo ao lado de Maria e de Jesus.

A proteção dispensada à Sagrada Família fez com que o povo cristão o visse como padroeiro das famílias e, sobretudo, da grande família de Deus, espalhada por todo o mundo, que é a Igreja.  Assim, o Papa Pio IX proclamou o patriarca São José “patrono da Igreja Universal”.  São José é para todos nós modelo de obediência à vontade de Deus e exemplo de cooperação com o plano da nossa salvação, servindo a Jesus e a Maria.

Glorioso São José, padroeiro da Legião de Maria, intercedei por nós!

Fonte:  “Nossos Santos de cada dia” ; Dom Edson de Castro Homem; ed. Casa da Palavra
 ( Diretor Espiritual  Senatus RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário