segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Tratado da Verdadeira Devoção





Tratado da Verdadeira Devoção

É uma obra escrita por São Luís Maria Grignion de Montfort (1673 – 1716) pouco antes de sua morte. No livro Montfort faz um mergulho profundo sobre a devoção à Santíssima Virgem; na necessidade de consagrar-se inteiramente a Ela, pois segundo Grignion, Maria não sendo suficientemente conhecida, comprometeria o nosso pleno conhecimento de Jesus Cristo, como deve ser.  Conhecendo-se a Mãe conheceremos o Filho.
Os escritos do Tratado ficaram desaparecidos por 130 anos (de 1712 a 1842) até serem encontrados numa caixa. Interessante que este desaparecimento foi previsto por São Luis Maria:
“Prevejo que muitos animais frementes virão em fúria para rasgar com seus dentes diabólicos este pequeno escrito e aquele de quem o Espírito Santo se serviu para o compor.  Ou pelo menos procurarão envolver este livrinho nas trevas e no silêncio duma arca, a fim de que não apareça” (TVD  cap. 3°;II; .114).
O Tratado da Verdadeira Devoção foi promulgado pelo Papa Pio IX em 1853 e seus escritos foram declarados isentos de qualquer erro. 
O Papa João Paulo II foi apresentado ao Tratado ainda jovem, e consagrou-se a Maria segundo Montfort.
Vamos caminhar um pouco mais com o Tratado adiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário