segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Nossa Senhora de Lourdes


Hoje é dia de festejarmos a devoção a Nossa Senhora de Lourdes. 
O Papa João Paulo II em 1992 estabeleceu o dia 11 de fevereiro, em memória litúrgica da Virgem de Lourdes e, também, como o Dia Mundial de Oração pelos Enfermos.
Vamos recordar sua aparição a Bernadete Soubirous, no ano de 1858, em Massabielle, França. 
Bernadete, de 14 anos, certo dia foi recolher lenha com sua irmã e uma amiga.  No percurso atravessaram um rio, mas Bernadete não conseguiu; hesitou, pois fazia muito frio e sua saúde era frágil.  Tentou encontrar outro caminho viável, mas não conseguiu.  Estando sem alternativa decidiu atravessar o rio também.  Começou a tirar seus sapatos, diante de uma gruta, quando ouviu um ruído como se fosse uma rajada de vento; olhou e não viu nada, as folhas das árvores não se mexeram.  A menina humilde ouviu novamente o ruído, levantou a cabeça e viu uma senhora na gruta.
Ela usava um vestido branco, o véu na mesma cor, uma faixa azul na cintura e tinha uma rosa amarelo-dourada, em cima de cada um de seus pés, a cor semelhante da corrente do terço que trazia. Bernadete estava assustada e confusa, contudo, não tirou os olhos da Senhora. Pegou seu terço e começou a rezar.  Apesar de estar trêmula, não se afastou dali.   A Senhora sorrindo a acompanhou na oração, em silêncio.
Nossa Senhora inicia seu encontro de oração com Bernadete fazendo o sinal da Cruz.  Sobre este gesto disse o Papa Bento XVI:
- “O sinal da Cruz é de alguma forma o compêndio da nossa fé, porque nos diz o quanto Deus nos amou; e nos diz que, no mundo, há um amor mais forte que a morte, mais forte que nossas fraquezas e pecados. O poder do amor é mais forte que o mal que nos ameaça... este mistério da universalidade do amor de Deus pelos homens é o que Maria revelou aqui, em Lourdes. Ela convida todos os homens de boa vontade, todos os que sofrem em seu coração ou em seu corpo, a levantarem os olhos para a Cruz de Jesus para encontrar nela a fonte da vida, a fonte da salvação.”¹
No dia 25 de fevereiro, a Virgem Maria apareceu pela nona vez a Bernadete e lhe diz para ir beber na fonte e lavar-se.  Mas não havia fonte nenhuma ali.  Não tardou e  milagrosamente a água começa a brotar na terra, confirmando as palavras de Maria Santíssima. Inúmeros relatos de cura de doenças e enfermidades ocorrem em Lourdes a partir deste acontecimento extraordinário.
Há 155 anos, cinco mil litros de água jorram todos os dias da fonte.  Milhares de fiéis visitam a gruta de Lourdes todos os anos, em busca da cura de doenças e males, através da fé e da água milagrosa.
Foi também em Lourdes que a Senhora revelou sua identidade:
-“Eu sou a Imaculada Conceição.”
A Mãe, mais uma vez, aponta a direção de seu filho e convida para elevarmos os olhos para a Cruz. Maria nos anima e encoraja a caminharmos firmes, ao encontro do amor de Jesus Salvador, maior que a dor, doença ou qualquer mal que possa surgir. O amor que tudo supera.
Nossa Senhora de Lourdes, Mãe Imaculada, nos ajude a encontrar o amor de Deus, fonte de vida e restauração de nosso corpo e de nossa alma.
Nossa Senhora de Lourdes rogai por todos nós!
Maria Eulália Mello
 ¹ “O amor é mais forte que o mal”- Síntese da mensagem de Lourdes, Bento XVI, 2008



Nenhum comentário:

Postar um comentário