quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

SOLENIDADE DA SANTA MÃE DE DEUS - 1° DE JANEIRO


Hoje é dia da solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria. Iniciando o ano civil e encerrando a oitava de Natal, a Liturgia renovada, após o Concílio II, restaura a mais antiga celebração dedicada à Nossa Senhora, na Igreja de Roma.  Liturgicamente é recuperada a relação existente entre a Mãe e o Filho no mistério do Natal.  Entretanto, a oitava natalina não só apresenta Jesus  "nascido de mulher e sob a lei", como nos afirma São Paulo na carta aos Gálatas.

Se, pela mulher, Jesus assemelha-se a nós e nos liberta dos "elementos do mundo", "estando sob a lei", assume a condição social e religiosa do seu povo "para que recebêssemos a sua adoção".  Com efeito, "ao se completarem os oito dias para ser circuncidado", recebeu o nome de Jesus, que significa Deus salva.  Portanto a oitava do Natal nos faz olhar para a figura da Mulher que gera, dá um corpo e introduz o Senhor Jesus na cultura sociorreligiosa do povo eleito.  Simultaneamente, faz-nos olhar para o chamado "selo da lei", que garante a Jesus pertencer a seu povo, por meio da marca da carne, a circuncisão.

A solenidade de hoje, em consonância com o mistério da Encarnação e do Natal do Senhor,  reforça a verdade de que Ele assumiu a realidade humana, por meio dos condicionamentos livremente aceitos, a fim de redimir e salvar a todos.

Pela intercessão de sua Mãe, podemos obter do Salvador feito homem as graças necessárias para que este novo ano, iniciado sob o signo da fé e da esperança, seja bom para todos.  Aquele que marca a história e o tempo com seu nascimento conceda-nos a dádiva de mais um ano de vida, repleto de bênçãos! Maria é modelo e estímulo para quem deseja ser fiel ao seu Filho durante os dias do ano novo e em toda a existência.

Fonte: "Nossos Santos de Cada Dia", Dom Edson de Castro Homem, Ed. Casa da Palavra

Nenhum comentário:

Postar um comentário