quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

QUE TODOS VIVAM O BATISMO EM SEU ESPLENDOR!



Estimado(a) irmão e irmã, deixe se banhar pela força do Altíssimo, que, nas águas batismais, revigora o ser humano, concedendo-nos a graça de ser outro Cristo na sociedade, sal da terra, luz do mundo e membro da Igreja.
Janeiro nos convida à renovação, por isso contemple Jesus levantando-se da imersão nas águas do rio Jordão. É ele o nosso pastor e guia! A luz em forma de pomba sinaliza que o Príncipe da Paz é o filho muito amado de Deus. Ao mesmo tempo, a luz celestial invade a nossa alma, e o reflexo da água faz vibrar em nosso coração a voz do Pai, afirmando: “Tu és o meu filho muito amado. Em ti ponho meu bem-querer!”
É preciso ter sensibilidade para ver a continua manifestação de Deus no mundo. Desde que se encarnou, o Emanuel se faz presente na história humana, ajudando os indivíduos a se humanizarem. O caminho da humanização compreende a nossa sensibilidade com a vida que pulsa em nós e ao nosso redor. A indiferença e o desprezo para com as criaturas são sinais de que o homem está longe da humanidade do Filho de Deus.
O evangelho está sempre nos ensinando, graças à eficácia do Espírito Santo, que soube inspirar o evangelista a ver na vida de Jesus sinais que precisamos captar, para sermos melhor em nosso dia a dia. O mestre se coloca na fila dos pecadores, para receber de João Batista um batismo de conversão. Para a nossa própria condição humana é necessário reconhecermos, como Jesus, a fragilidade de nosso ser. Estar na fila dos pecadores não significa que estamos longe de Deus, mas que reconhecemos que precisamos de conversão, para entrar na intimidade do mistério de nossa salvação.
Com o batismo, Jesus inaugura a sua missão. Começa-se, então, um tempo novo na história da humanidade e da sociedade israelense. Hoje, podemos dizer, também, que estamos começando um tempo novo na história de nossa sociedade brasileira. Pode ser que as estruturas sociais, econômicas, políticas e até religiosas não mudem muito, mas o importante é que você se deixe transformar por este sacramento do batismo – já recebido, mas nem sempre vivido em seu esplendor.
Com a força do Espírito de Jesus, com certeza, seremos sinal sensível e eficaz da graça de Deus na humanização de nossa sociedade.
Pe. Luís Carlos de Carvalho Silva, CSsR


Nenhum comentário:

Postar um comentário