segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

IMACULADA CONCEIÇÃO - CHEIA DE GRAÇA


No dia 8 de dezembro, a Igreja de Cristo festeja a Imaculada Conceição. Em festa, também está a Congregação do Santíssimo Redentor, que saúda a amada padroeira.
O nascimento do Filho de Deus Pai aconteceria, segundo a sua vontade, de uma mulher. Isto requisitaria, impreterivelmente, condições especiais àquela que seria a Mãe do Redentor e Salvador da humanidade. O seu corpo e sua alma, seu pensamento e atitudes, seu amor e a sua fé não poderiam ter a marca do pecado e da fraqueza. Não existe Maria sem Jesus, como não existe Jesus sem Maria, e esta união exige o mistério divino da concepção sem mácula.
Santo Afonso, desde pequeno, esteve próximo à Imaculada, defendendo seus privilégios e propondo uma devoção profunda e bem fundamentada. Explicou e amou esta verdade, muito antes da proclamação do dogma. Na primeira edição da “Teologia Moral”, de 1748, e no livro “As glórias de Maria”, publicado em 1750, por exemplo, ele ensinava sobre a doutrina da Imaculada Conceição de Maria.  Não foi só isso; ao todo, Afonso escreveu 12 obras dedicadas a ela.
Os redentoristas veneram a Virgem sob este título, que é modelo de conduta e fonte de intercessão. Ela está presente no mistério da Copiosa Redenção, pois Deus não quis salvar nem redimir o mundo sem a presença de Maria – ela que esteve presente nos momentos de redenção que viveu seu filho Jesus e continua sempre presente nos trabalhos missionários e de evangelização, intercedendo pelas boas obras, o que a faz com que seja amada, conhecida e reconhecida por todos.
Somente no ano de 1854, o Papa Pio IX definiu oficialmente o dogma da Imaculada¹ como verdade irrefutável. Uma verdade em que o povo de Deus sempre acreditou – e compreendeu. Em Maria está explícito o mistério de Deus, agindo por Cristo.  Em Maria, Deus alcança toda a humanidade e demonstra sua disposição de amor.
Viva sua Santa e Imaculada Conceição!

¹ Constituição Apostólica Ineffabilis Deus.

Maria Eulália Mello
Fonte: Jornal O REDENTOR, Paróquia Santo Afonso, Tijuca, RJ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário