Hoje é dia de Nossa Senhora do Carmo. A Ordem do Carmelitas tem este nome por alusão ao Monte do Carmo, onde alguns eremitas, no século XII, recolheram-se para se dedicar ao louvor de Deus, à semelhança do profeta Elias. Puseram-se sob o patrocínio da Virgem Maria, conhecida como a Senhora do Carmo ou do Carmelo..
Expulso pelos sarracenos, no século XII, os monges vieram para o Ocidente, fundando vários mosteiros. No século XVI, na Espanha, o Carmelo foi renovado, com a influêncio dos míticos Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz.
O Carmelo é sinal de recolhimento e de oração para toda a Igreja, e é apelo ao sagrado e à contemplação. Por isso, hoje olhamos para Maria, na perspectiva do Carmelo, e a vemos como modelo, estímulo e mestra de vida interior, pela intimidade com o Pai, em Cristo, seu Filho, mediante o Espírito Santo.
Hoje também é a festa do escapulário. Segundo a tradição carmelita, Nossa Senhora teria entregado o Escapulário do Carmelo, em 1251, a São Simão Stock, como símbolo da proteção da Virgem para que os usam. O escapulário é um dos sacramentais da Igreja Católica.
Fonte: "Nossos Santos de Cada Dia"
Dom Edson de Castro Homem, Ed. Casa da Palavra
Nenhum comentário:
Postar um comentário