terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

NOSSA SENHORA DE LOURDES - 11 DE FEVEREIRO



O dia 11 de fevereiro é um dia muito especial na vida da Igreja. Foi precisamente no dia 11 de fevereiro de 1858 que a Virgem Maria apareceu pela primeira vez a Santa Bernadete em Lourdes, na França. A 11 de fevereiro de 1929 foi também assinado o Tratado de Latrão, que criou o Estado do Vaticano como Estado soberano. E ainda a 11 de fevereiro de 1992, por iniciativa do Papa João Paulo II, foi criado o Dia Mundial de Oração pelos Enfermos.
Contudo, o que efetivamente torna este dia marcante na vida da Igreja é o fato de há 155 anos a Virgem Santíssima ter aparecido a Bernadete Soubirous em uma gruta na cidade de Lourdes à margem do rio Gave. A 11 de fevereiro de 1858 quando recolhia um pouco de lenha com suas duas irmãs, Bernadete, uma belíssima menina, porém muito pobre e muito doente, tem a graça de ver pela primeira de dezoito vezes a Santíssima Virgem Mãe do Redentor, que lhe transmite uma mensagem de amor, paz e esperança. Bernadete relata que vira uma luz na gruta e uma dama vestida de branco, com uma faixa azul celeste presa em sua cintura, um rosário em suas mãos em oração e rosas douradas, uma em cada pé.  Aquela maravilhosa aparição transformaria não somente a sua vida, mas também a vida de tantas pessoas que, mesmo sem poder ver, acreditaram e acreditam piamente em sua mensagem e nos milagres realizados dali para todo o mundo. O mais notável deles é o milagroso surgimento da fonte de água que jorra desde o dia 25 de fevereiro de 1858, por ocasião da nona aparição, até hoje em um volume de cinco mil litros por dia. Esta fonte constitui ainda hoje uma fonte de cura para doentes do mundo inteiro. São milhões de fiéis que anualmente acorrem à fonte da gruta de Lourdes buscando a cura para os mais diversos males.
Diante de tão expressiva devoção, o Papa João Paulo II declarou em 1992 o dia 11 de fevereiro, memória litúrgica da Virgem de Lourdes, como o Dia Mundial de Oração pelos Enfermos.
Nossa Senhora de Lourdes através de Santa Bernadete convida todos nós à penitência a partir da íntima união com o seu divino filho Nosso Senhor Jesus Cristo. Ela diz à menina vidente e a todos nós:Eu te prometo a felicidade não neste mundo, mas no outro. É assim que a Virgem de Lourdes convida todos nós, e de modo muito particular os enfermos, a unirmos as nossas dores às dores de Cristo crucificado. Pois Nele encontramos sentido para o sofrimento humano e experimentamos a consolação de que tanto necessita o nosso coração, na certeza de que se sofremos e morremos com Cristo, temos fé que também viveremos com Ele, sabendo que Cristo uma vez ressuscitado dentre os mortos, já não morre, a morte não tem mais domínio sobre Ele (Rm 6, 8-9)

Pe. Valtemario S. Frazão Jr.



Fonte: http://www.nsl.org.br/noticia/11-de-fevereiro/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário