domingo, 22 de dezembro de 2013

ADVENTO - 4° DOMINGO

Celebramos, neste próximo domingo, o ponto alto de nossa espera – o final do Advento. Já bem pertinho do Natal, a liturgia de nossa Igreja nos afirma que Jesus é o "Deus Conosco", que veio participar de nossa humanidade para nos propor uma verdadeira vida nova, plena de todo Bem. Em Jesus, as Escrituras se cumprem, e temos a certeza de que Deus está realmente ao nosso lado, sempre vindo ao nosso encontro desejando nos libertar de toda opressão e sofrimento.
 O foco deste domingo é o misterioso encontro do divino e do humano na pessoa de nosso Salvador. Este mistério se dá com o "sim" de José – quando Deus se faz humano – e com a ação do Espírito Santo em Maria – pois o menino que vai nascer é também divino.
Bem longe de todas as frágeis explicações filosóficas e teológicas até hoje pensadas, o convite deste Deus, que se fez homem por Puro Amor, é que seus seguidores sejam também humanos e divinos, abracem sua proposta de amor incondicional e vivam todos os dias com o objetivo de semear paz e justiça entre os homens. Se a obra de Deus é "de sempre" e "para sempre", devemos viversempre determinados a participar dela.
A encarnação de Jesus foi o maior de todos os sinais, mas Deus continua se apresentando a nós de muitas outras formas. Quase sempre, o procuramos em sinais extraordinários, talvez por isso, pouco o percebamos. Ele costuma estar em sinais discretos, muitas vezes na dor, no irmão que sofre e em situações difíceis que teimamos em não enfrentar...
Dizia o Beato João Paulo II: "O Natal é ocasião para saborear a alegria de nos doarmos aos irmãos." Que neste Natal sejamos "Natal" para todos. Que por meio de nós, cristãos, todos percebam a presença real de Deus no mundo e, com isso, se transformem e se unam numa grande corrente de compreensão mútua, realizando o grande sonho de Nosso Senhor  vida plena, vida abundante, vida muito feliz para todos os seres humanos! Amém!
Sônia Braga                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário