Este próximo domingo, 3º do Advento, é um convite especial à alegria e à esperança! Os altares e servos de nossa Igreja se despem da cor roxa, própria deste Tempo, para se vestirem de rosa - que simboliza a alegria em nossa liturgia. A grande festa do Natal está próxima - já, já faremos alegre memória da encarnação do Deus Criador, que veio viver em nosso meio para nos salvar e realizar em nós seu Reino de amor, justiça e vida plena para todos! Por isso, estamos tão alegres, vestimos o rosa, nos adornamos com flores e entoamos muitos cantos para exclamar ao mundo: "Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é Ele que vem para nos salvar!"
No evangelho, João Batista pede aos discípulos que questionem Jesus quanto a ser ele o esperado Messias. A resposta do Mestre é positiva - João, e todos nós, ainda hoje, somos chamados a ver os sinais de amor e de cura que Jesus vai deixando por onde passa. Sim! Muito temos para nos alegrar! Jesus é aquele por quem toda a humanidade esperava - Ele é a presença viva do Deus Salvador que veio nos libertar de toda opressão, desigualdade, dor, miséria e maldade.
Esperamos também por sua vinda definitiva, mistério de nossa fé, que alimenta nossa caminhada neste mundo. Entretanto, a alegre celebração de seu nascimento, feita a cada Natal, nos enche de força para esperarmos pelo "Natal Eterno" sem desanimar, sem desesperar, apesar dos inúmeros contratempos e provações desta vida.
Em meio a tanta festa, é importante não esquecermos que a tão grande alegria proclamada neste 3º domingo do Advento somente se torna real por meio de nossos gestos e nossas palavras no contato com os irmãos. Nossa alegria se concretiza no verdadeiro testemunho do Amor de Deus que praticamos em nossa vida cotidiana, quando conseguimos sair de nós mesmos para ir ao encontro dos preferidos de Jesus - os mais pobres, marginalizados e excluídos.
Sônia Braga
Nenhum comentário:
Postar um comentário