quarta-feira, 15 de outubro de 2014

LEGIÃO DE MARIA - VIDA DE MISSÃO


A Igreja, em outubro, vem recordar o mandato de Jesus: Ide e anunciai! A missão tem sua grande motivação na experiência empática com Jesus. O encontro com o Mestre de Nazaré mexe com o coração da gente. Por isso, é natural que queiramos partilhar a vivência com aquele que deu novo sentido a nossa vida.
O evangelista João nos diz que, onde jaziam trevas, brilhou uma grande luz. Nós bem sabemos que, em alguns momentos de nossa vida, temos de enfrentar muitas sombras: ocasiões de sofrimentos, de atribulações e até de morte. Contudo, o contato com Jesus nos arranca da depressão e nos devolve a graça e o sentido da vida.
Assim que cria o ser humano, Deus lhe confere a missão de cuidar da preservação da vida. Por outro lado, quando o homem falece o salmista canta: é dolorida por demais, pelo Senhor, a morte de seus amigos. No Novo Testamento, por sua vez, encontramos Jesus nos ensinando o caminho da verdade, que conduz a plenitude da Vida.
Nesse sentido, em outubro, a Igreja e a sociedade levantam a sua voz contra tudo que gere violência e morte. Eventos como a Semana da Vida, o dia de Nossa Senhora Aparecida, o dia do Nascituro, dia do Padeiro, o dia das Missões e o dia das Eleições são momentos fortes de denúncia e de combate contra a banalização da vida, a discriminação, a fome, o fundamentalismo religioso e a alienação social, ainda presentes em nosso meio.
O mês se conclui com a festa da juventude. Isso nos leva a pensar que o ser humano precisa passar por todas as etapas de sua vida, para realizar bem o projeto de Deus, que é vida em abundância para todos nós. Para que atinjamos esse objetivo, Deus conferiu várias missões a nós todos. Por exemplo, a missão do professor (cuja data festiva é o dia 15 de outubro) é auxiliar a família a educar os alunos, para se tornarem pessoas valorosas, honestas e justas. A missão do médico (dia 18) é zelar pela saúde das pessoas e aliviar o sofrimento de seus pacientes.
A todos os profissionais que cuidam da vida, assim como a todos os missionários, que de tantas formas fazem o Reino de Deus acontecer em nossa sociedade, a graça da perseverança, da saúde e da paz!

Pe. Luis Carlos de Carvalho Silva, CSsR


Nenhum comentário:

Postar um comentário