sábado, 12 de outubro de 2013

SALVE MÃE APARECIDA!



No dia doze de outubro é a festa de nossa doce padroeira, Nossa Senhora da Conceição Aparecida.  

A mais bela entre todas as rosas é uma rosa morena, que permanentemente, guarda e protege o  Brasil. Protetora segura de tantos caminhos, de tantos filhos, de tantos solos.

Relembrando sua história a pequena imagem foi encontrada em 1717, pelos pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso no rio Paraíba, São Paulo.  Desanimados com as redes sempre vazias, fizeram uma última tentativa e ao puxar a rede viram a imagem de Nossa Senhora sem a cabeça. Lançaram novamente a rede e,desta vez,veio a cabeça. A partir daquele momento, tantos peixes foram apanhados nas redes que foram obrigados a retornar ao porto, pois o barco pesava demais.  Acontecia o primeiro milagre.

Filipe levou a imagem para  sua casa, reunia a vizinhança para rezar, mas não demorou muito para que os milagres e devotos crescessem, a capela que foi  erigida se tornou pequena e foi preciso construir uma igreja maior.  
Em  1894, chegaram a Aparecida padres e irmãos da Congregação do Santíssimo Redentor, os Missionários Redentoristas, para trabalharem no atendimento aos romeiros que vinham rezar aos pés da senhora "Aparecida" das águas.

O culto a Nossa Senhora Aparecida se espalhou por todo o país, sua popularidade continuava aumentando, a igreja não comportava mais tantos fiéis.   Começaram as obras de um novo templo gigantesco.  

A Basílica de Aparecida é uma das maiores do mundo.  Foi consagrado Santuário em 1980, quando o Papa João Paulo II visitou o Brasil pela primeira vez.  E concluiu sua visita rezando:

-“Senhora Aparecida, um filho vosso que vos pertence sem reserva – totus tuus! –
...quer dirigir-se a Vós neste momento”.

Nossa Mãe toca com ternura o coração do povo brasileiro, faz emergir carinho e confiança no seu poder intercessor, Ela é uma forte figura representativa e carismática.  E o amor da Mãe morena  ultrapassou as fronteiras do país acolhido por seu manto azul gentil, pois a devoção a Nossa Senhora Aparecida propagou-se pelo mundo inteiro.

O amor de seus filhos transborda também em poesia... 

À Rainha e Mãe Aparecida

Em nossa esperança adormecida,
Sempre nos acolhe a Senhora Aparecida
Para nos dar paz e guarida
Alívio às nossas dores e feridas.
Nesta estrada entre espinhos e flores
Surge em nossa vida a Mãe Aparecida,
Sempre pronta a suavizar dissabores
Pela difícil trilha a ser percorrida.
Nossa Mãe e Redentora,
Nossa Rainha e Salvadora,
Nossa Eterna Protetora.
Abençoe o povo brasileiro,
Tão fiel e caminheiro
Grande amigo e companheiro.¹


Mãe Aparecida rogai por todos nós!


Maria Eulália


¹ Revista de Aparecida Maio/2010




2 comentários: