domingo, 15 de setembro de 2013

NOSSA SENHORA DAS DORES E NOSSA SENHORA DA PIEDADE

No dia 15 de setembro rememoramos o sofrimento de Maria Santíssima com a festa de  Nossa Senhora das Dores, a Virgem Maria Dolorosa  É o título que honra as dores  de Maria aceitas na Redenção. Neste dia também a Igreja festeja Nossa Senhora da Piedade, que se apresenta com o corpo de seu Filho nos braços. 

Nossa Senhora das Dores

A Virgem está de pé, com a fisionomia angustiada.  A imagem lembra a dor profunda  da mãe - de mãos atadas - diante do sofrimento do filho, mãos que não podem mais se estender para ele, mas que permanecem firmes e unidas na dor e na oração.

Antes da reforma determinada pelo Concílio Vaticano II, duas festas eram celebradas em honra a Nossa Senhora das Dores: a primeira na semana da Paixão, lembrando a fortaleza e a paciência com que ela suportou os sofrimentos de seu Divino Filho; a segunda em setembro lembrando todos os sofrimentos, especialmente as sete dores principais da Virgem durante a vida e morte de seu filho Jesus.

Santa Brígida nas suas revelações disse que Nossa Senhora lhe prometeu conceder sete graças a quem rezar, a cada dia, sete ave-marias em honra de suas “Sete Dores” meditando sobre elas:

1ª Dor – A Profecia de Simeão
2ª Dor - A Fuga para o Egito
3ª Dor – Maria procura Jesus em Jerusalém
4ª Dor – Jesus encontra sua mãe a caminho do Calvário
5ª Dor - Maria ao pé da cruz de Jesus
6ª Dor – Maria recebe Jesus descido do céu
7ª Dor – Maria deposita Jesus no sepulcro

                                                       Nossa Senhora da Piedade

Após o suplício do Calvário a Mãe de Jesus  está com o corpo do Filho morto em seus braços, demostrando sua dor e compaixão.  Este foi sempre um tema procurado pela arte cristã aparecendo em mosaicos bizantinos e outros.  O drama da Paixão de Cristo inspirou  artistas do Renascimento, como Michelangelo, que esculpiu quatro “pietás”. 

Jesus e Maria são os maiores exemplos do caminho à perfeição de Deus, todavia Ele  não os eximiu  da experiência do sofrimento.  Ao passarmos pelas provações inerentes a todos nós, voltemos o olhar para Nossa Senhora da Piedade.                                                               


Mãe Piedosa, refúgio e socorro de nossas Dores rogai por nós!


Maria Eulália

Nenhum comentário:

Postar um comentário