domingo, 25 de janeiro de 2015

CONVERSÃO DE SÃO PAULO - 25 DE JANEIRO


Hoje é dia da Conversão de São Paulo. Recebeu o nome de Saulo ao ser circuncidado, oito dias após o nascimento, em Tarso, na Cilícia. Instruído, na juventude, pelo fariseu Gamaliel, tornou-se cumpridor da lei mosaica. Apoiava o partido dos fariseus e perseguiu os judeus convertidos ao cristianismo. Aprovou a morte do diácono Santo Estévão.

Indo para Damasco com seu destacamento, foi surpreendido por uma forte luz, vinda do céu. Todos viram e caíram no chão. Somente Saulo ouviu a pergunta: "Por que me persegues?" Em resposta, indagou: "Quem és tu Senhor?" A voz se identificou: "Sou Jesus de Nazaré, a quem tu persegues. É duro para ti recalcitrar contra o aguilhão." Espantado, questionou ainda: "Senhor, que queres que eu faça?" Jesus lhe ordenou que se levantasse e prosseguisse a viagem até Damasco, onde saberia o que fazer. Levantou-se, Saulo percebeu que não podoa mais enxergar.

Simultaneamente, Jesus apareceu ao sacerdote Ananias,mandando-lhe ir ao encontro de Saulo. Ao vê-lo, Ananias colocou as mãos sobre el dizendo: "Irmão Saulo, o Senhor Jesus que te apareceu na viagem enviou-me para que pudesses recuperar a vista, e ficar cheio do Espírito Santo." Imediatamente, Saulo recuperou a visão, recebendo o batismo.

O itinerário da conversão de Paulo passa da visão física à cegueira e desta para a iluminação interior da fé, mediante o batismo, que é a mediação da Igreja, na pessoa do sacerdote  Ananias.

São Paulo é modelo para os pregadores, missionários e catequistas.

Fonte: "Nossos Santos de Cada Dia", Dom Edson de Castro Homem, Ed. Casa da Palavra

Nenhum comentário:

Postar um comentário