Hoje é dia da festa da Apresentação do Senhor no templo. O rito de purificação era imposto à mãe, enquanto a criança devia ser resgatada. A apresentação era possível porque todo primogênito pertencia a Deus. Assim. Maria e José cumprem a lei quando completados os dias da purificação materna, apresentando o Menino Jesus no templo e, como doação, oferecendo dois pombinhos.
A Apresentação do Senhor, segundo a narrativa de Lucas, é envolvida pelos temas da alegria e da luz. Simeão bendiz a Deus com o menino nos braços e o chama de "luz para as nações".
Na Liturgia de hoje, a Igreja repete o cântico alegre de Simeão - o canto da iluminação dos povos através da pessoa divina de Jesus e sua obra na salvação universal. A luz simboliza a manifestação de Cristo, que revela seu mistério a todos. Por isso, são feitas a bênção e a procissão das velas. Corresponde à luz da fé que Deus nos infundiu, desde o nosso batismo.
Ela cresce de acordo com nossa abertura e compromisso com a ação da graça.
A festa é conhecida também pelos títulos de Nossa Senhora da Luz, das Candeias, Lampadosa e Candelária. É o reconhecimento de que Maria deu à luz Jesus, a "luz verdadeira de todo homem que vem a este mundo".
Fonte: "Nossos Santos de Cada Dia", Dom Edson de Castro Homem, Ed. Casa da Palavra
Nenhum comentário:
Postar um comentário